Pragas que a Serfatais combate com eficiência abaixo (clique pra abrir)

Loader image

As aranhas fazem parte de um grupo que engloba mais de 40 mil espécies diferentes. As diversas espécies deste animal são classificadas em dois grupos por causa de suas características distintas.
O principal e com maior número de indivíduos é o opisthothelae. Nele estão a maior parte de todas as espécies já catalogadas e que são chamadas de aranhas modernas. O segundo grupo é das mesothelae, que apresentam apenas algumas espécies quase nunca avistadas. Podem ser encontradas desde buracos e frestas no solo a até muitos metros de altura, em casas, apartamentos, empresas, rua, quintal, e etc…
Algumas das mais encontradas são:
Aranha marrom

Aranha armadeira

Aranha de jardim

Aranha caseira

As baratas  são uns dos insetos mais tenazes e resistentes do planeta. Quando você ouve falar que são pré-históricas, pode acreditar! Desde a época dos dinossauros elas colonizaram todos os ambientes habitáveis que puderam encontrar.

Existentes a mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 de espécies no mundo. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros.

Assim, nos centros urbanos, as baratas sempre tiveram a fama de repulsivas, pois habitam esgotos e outros ambientes insalubres. Todo mundo sabe que as baratas convivem com lixo e transmitem doenças, por isso são perigosas. Quando você avista apenas uma em sua casa é uma correria para eliminá-la, pois ninguém quer correr o risco dela ficar passeando livremente.

Os tipo de baratas encontradas podem ser:

Barata americana

Barata germânicas

Um carrapato ou carraça é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos, com mais de 800 tipos.

O carrapato está adaptado às áreas urbanas, podendo ser encontrado no interior das residências. Ao abandonar seu hospedeiro, a fêmea precisa de alguns dias para botar os ovos. Para fazer seu ninho, ela procura lugares altos, sem umidade e com baixa luminosidade, como em frestas, rodapés, batentes de porta, atrás de quadros e embaixo de estrados de camas. Este carrapato não gosta de ficar no chão ou grama.

Com cerca de 2 800 espécies catalogadas no mundo, esses insetos são notórios pelos prejuízos econômicos que causam como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos, ou ainda como pragas agrícolas, apesar de apenas cerca de 10% das espécies conhecidas de cupim possuir estas características.

Assim como as abelhas e formigas, são espécies sociais com divisões de tarefas e diferenças morfológicas, formam castas de indivíduos que podem ser ápteros (sem asas) ou alados. Vivem em colônias populosas e formam ninhos conhecidos como termiteiros ou cupinzeiros.

Estes animais são em torno de 2000 espécies espalhadas pelo mundo. Apesar de algumas espécies se adaptarem nos climas mais intensos (próximo a 0° ou 50°), a maior parte delas prefere temperaturas entre 20° e 40°.

Passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos, ou enterrados na areia no deserto. São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeira, materiais para construção, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem. No Brasil, há em torno de 140 espécies descritas.

Estes animais são em torno de 2000 espécies espalhadas pelo mundo. Apesar de algumas espécies se adaptarem nos climas mais intensos (próximo a 0° ou 50°), a maior parte delas prefere temperaturas entre 20° e 40°.

Passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos, ou enterrados na areia no deserto. São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeira, materiais para construção, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem. No Brasil, há em torno de 140 espécies descritas.

As formigas integram o grupo de insetos mais numeroso que existe, da família dos formicídeos. Existem cerca de 15 mil espécies de formigas classificadas quanto ao modo de vida e outras características, como o hábito alimentar.
De maneira geral, os ninhos das formigas consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam entre si e com o exterior. De acordo com a espécie, os ninhos podem ser construídos sob azulejos, batentes de portas, pisos, em cavidades de troncos de árvores e/ou diretamente no solo.

Diptera é a quarta Ordem mais diversa pertencente à Classe Insecta ,com aproximadamente 150 mil espécies descritas em 158 famílias, sendo cerca de 8,7 mil presentes em território brasileiro. Deste grupo fazem parte das moscas,mosquitos, varejeiras, pernilongos, borrachudos e mutucas.
Os organismos que fazem parte desta Ordem são caracterizados pelo tamanho reduzido das asas traseiras (usadas como órgãos de equilíbrio) e pela proeminência das asas dianteiras. Além disso, sofrem metamorfose completa, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.
Muitas espécies de moscas agem como vetores de micro-organismos patogênicos para pessoas e animais. A mosca doméstica é a espécie mais comum em ambientes urbanos.

Os percevejos de cama são hemípteros hematófagos (sugadores de sangue) pertencentes à família Cimicidae. Insetos ápteros, de pequeno tamanho corporal (quatro a sete mm de comprimento total) e coloração marrom-avermelhada que se escondem nos dormitórios e leitos no qual os percevejos de cama atacam os seres humanos, verdadeiras pragas que se alimentam apenas de sangue, a picada ocorre geralmente à noite durante o sono.

As pulgas são insetos minúsculos e sem asas que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Elas chegam até os cachorros e gatos através do pulo (atingem até 18 cm de altura) e, pela mordida, causam desde muita coceira até perda de pelo e infecções. Se presentes em grande quantidade as pulgas podem, inclusive, causar a morte do animal, sendo assim tão perigosas quanto doenças graves como a cinomose , por exemplo.

Roedores são designados por possuírem dentes incisivos que crescem o constantemente, precisando roer ativamente para desgastá-los. O maior roedor do mundo é a capivara mas a esta ordem pertencem também as cotias, ouriços, e etc..
A ordem Rodentia está dividida entre várias famílias, as quais somam dois milhares de espécies. Os pequenos roedores nós chamamos de ratos. A família Muridae é a que comporta a maior parte dos ratos do mundo. Os ratos não são apenas aqueles que encontramos nas ruas, esgotos e em casa.

As traças podem ser consideradas importantes pragas em áreas urbanas, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados. Na área urbana identificam-se três grupos distintos, reunidos em duas ordens: o grupo formado pelas traças dos livros ou traças-prateadas, o grupo formado pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados. As traças procuram alimento e abrigo, gostam de lugares úmidos e com acúmulo de roupas, livros, cadernos, comidas e objetos de modo geral sem uso.

Apresentam o corpo alongado e achatado dorso. Possuem na cabeça um par de longas antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas.
As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas,etc..
Inseto de hábitos noturnos, elas são muito ativas, correndo rapidamente a procura de sua presa que é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação do veneno.
Alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo, troncos em decomposição. Em áreas residenciais são encontradas em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos e gostam de ficar em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida. Seu esconderijo dá proteção não apenas contra os predadores, mas também contra a desidratação. São animais extremamente ágeis.
Os sexos estão separados em indivíduos diferentes (machos e fêmeas). A fecundação é interna: o macho deposita suas células sexuais no corpo da fêmea, dentro da qual encontram as células sexuais femininas.
São animais peçonhentos, uma vez que possuem veneno e podem dar picadas dolorosas, seu veneno não é muito ativo no homem, depende muito de cada pessoa.